Partes do Documento
EMail

O ofício e o memorando diferenciam-se antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, adotou-se uma diagramação única, chamada Padrão Ofício.

 

PARTES DO DOCUMENTO NO PADRÃO OFÍCIO

 

1. Timbre: No alto da folha. Deve conter o símbolo do órgão, o nome do órgão e do setor, o endereço para correspondência, o telefone, o fax e o e-mail.

 

2. Tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede, com alinhamento à esquerda e sem ponto final.

Memorando n.o 1/2014/GR
Ofício n.o 1/2014/DDP/SEGESP

3. Local e data em que foi assinado por extenso, com alinhamento à direita, ponto final e sem o número zero antes do dia.

Florianópolis, 1º de janeiro de 2014.

4. Destinatário: O nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, com alinhamento à esquerda.

Ofício:

A Sua Excelência o Senhor
Fulano de Tal
Ministro da Educação
Endereço

Memorando:

Ao Senhor Chefe do Gabinete da Reitoria
Ao Senhor Secretário de Relações Internacionais

5. Assunto: Resumo do teor do documento. Em negrito e com alinhamento à esquerda. Sem ponto final.

Assunto: Produtividade do órgão na Gestão 20012-2016
Assunto: Necessidade de servidores no Centro Tecnológico

6. Texto

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão

7. Fecho: 2,5 cm de distância da margem à esquerda.

Atenciosamente,
Respeitosamente,

8. Assinatura do autor da comunicação e identificação do signatário: Centralizado.

(espaço para assinatura)
NOME
Reitora